Dicas e Tutoriais – Fifa 14

FIFA14-header1-630x250

Como já é tradicional dentro da franquia da EA Sports, FIFA 14 marca a abertura da temporada 2014 de seu simulador de futebol. No game, a desenvolvedora traz ainda mais melhorias ao sistema de jogo na tentativa de oferecer a melhor experiência possível, especialmente por adicionar vários recursos para aprimorar a sua jogabilidade.

Dicas para o Modo Ultimate Team

O FIFA 14 vem com diversas mudanças no modo Ultimate Team (FUT), que mistura o futebol com uma espécie de jogo de cartas. Além de um visual renovado, a reformulação afetou vários novos itens e também algumas leves modificações em certos pontos no sistema de jogo.

fifa14_ultimate_team

  • Criando ou importando o seu time

Logo que é selecionada a opção Ultimate Team no menu, aparece a pergunta se você tem interesse em migrar os dados da sua Conta EA para o novo Fifa. Quem já tem um clube, portanto, pode mantê-lo com o mesmo nome e iniciais. Porém jogadores, uniformes e itens em geral não são transferidos de uma versão do Fifa para a outra.

fut0

Caso você ainda nunca tenha jogado o FUT, será possível criar o seu time. Neste caso, um pequeno tutorial explica a mecânica do game, com um jogo de demonstração. Após esta simulação, o usuário recebe o seu primeiro pacote de cartas, que na verdade é um time completo. O seu primeiro elenco.
Para vê-lo, é só acessar a aba da Elencos do FUT, onde também há a lista de tarefas que você pude cumprir para ganhar um Pacote Ouro e o selecionador de elencos, afinal, você pode montar vários times no FUT. As outras abas são: Central, com destaques principais, Jogar, com modos de jogo, Loja, para pacotes de cartas, Transferências e Meu Clube.

  • Active Squad

No Fifa Ultimate Team, o jogador pode montar seu elenco como quiser. Todos os atletas do game estão à disposição e o usuário pode ter uma equipe com, por exemplo, Ibrahimovic, Neymar e Cristiano Ronaldo. Mas é preciso estar atento a uma coisa: a química. O time e o país onde os atletas jogam, nacionalidades e, principalmente, os estilos de jogo fazem diferença e devem estar bem alinhados.

fut4

Estes são os fatores a serem levados em consideração. Primeiramente, a dica é não sair misturando tudo. É preciso coerência na montagem do elenco. Além do posicionamento e da qualidade do jogador, o “relacionamento” dele com os outros é importante. De nada vai adiantar ter Cristiano Ronaldo e Neymar se os dois forem LW e o time jogar no 451.

Eles renderão menos do que podem. Antes de escalar um jogador, verifique se ele está em sua posição ideal, que vem escrita na carta. Além disso, no Fifa 14, há a adição dos Chemistry Styles. Cada Chemistry Style, como Finalizador, Armador e Cão de Guarda, é responsável por dar um boost nas habilidades específicas da função a um jogador.

Muitos vêm com eles, mas há cartas com as habilidades que podem ser atribuídas para alterar as opções. O ideal é pensar em um estilo para seu time e montar o elenco assim. Caso goste de jogar com alas, escolha laterais mais defensivos e um centroavante que consiga se infiltrar bem, por exemplo. E sempre sem misturar muitas ligas e nacionalidades.

É importante destacar que cada jogador tem um número máximo de jogos pelo time e isso vai sendo aumentado conforme o gamer compra contratos. Além disso, as cartas, tanto as de jogadores como outras, são divididas em ouro, prata e bronze, de acordo com a sua raridade e qualidade.

Além dos jogadores, é preciso ter um técnico, de preferência seguindo esta mesma linha da liga ou da nacionalidade base do seu elenco, e um arsenal de cartas de itens, para dar upgrades ao grupo. Há boosts específicos para atributos, e também de físico, contratos e Chemistry Styles.

  • O viciante mercado das cartas

Para montar seu elenco é preciso ir ao mercado. A cada partida, o usuário ganha moedas que podem ser utilizadas para comprar pacotes de cartas ou jogadores nos leilões. Outra possibilidade é a de gastar dinheiro real, adquirindo Fifa Points e trocando-os por pacotes. Na opção “Loja” do menu, estão os pacotes e Fifa Points. Em “Transferências”, os leilões.

fut2

Os leilões são quando usuários vendem seus jogadores na rede. Qualquer um pode fazer um leilão de um atleta. Basta selecioná-lo no time e ir na opção de transferi-lo, onde é possível definir seu preço inicial, um final (opcional) e o tempo da oferta. Há também a “venda rápida”, na qual o jogo compra sua carta por um número pré-definido de moedas.

Para comprar jogadores, basta ir ao mercado de transferências e fazer uma busca. Os usuários podem procurar pelo nome do atleta desejado, qualidade (bronze, prata e ouro), posição, Chemistry Style, nacionalidade, liga e clube, além dos preços mínimo e máximo. Também é possível comprar consumíveis, itens e uma equipe para seu elenco.

Em um primeiro momento, a dica é: gaste dinheiro apenas com o necessário. Ganhe as moedas nos jogos e torneios offline, compre boosts no EA Club com seus XP e tenha as economias em dia. Em pacotes, a sorte fala mais alto e nos leilões, por enquanto, ainda é preciso ter muito dinheiro para comprar jogadores de bom nível.

  • Partidas online e offline

No FUT, há diversos modos de se divertir: temporadas e torneios online e offline, além de jogos únicos online, partidas com amigos e o desafio ao time da semana. Portanto, ficam claras duas coisas: ganhar moedas não é fácil, mas é possível arrecadar muito o tempo, e é preciso ter um bom elenco para tantos desafios.

fut6

Afinal, os contratos vão acabando e o condicionamento físico também, conforme os jogos vão rolando. Então, ter peças para rodar no time e cartas de itens que aumentem os seus desempenhos em diversas áreas é fundamental. Primeiramente, use seu time base até o grupo ficar exausto.

Aproveite que as primeiras partidas offline são em níveis baixos, contra adversários muito fracos, e ganhe os torneios e temporadas iniciais. Faça caixa e depois invista em times e itens mais caros, renove contratos, fortaleça o elenco e parta para os desafios online, em que a exigência é maior (porém, a recompensa também).

As temporadas são mais longas, com 10 partidas cada. Os jogos são exatamente iguais às partidas de todos os outros modos do Fifa 14. A diferença é que você mexe na escalação em uma tela com as cartas, e não na tradicional, onde pode adicionar os boosters aos jogadores.

  • Diversão por todo o ano

Ao longo do ano, vão aparecendo novos campeonatos e também jogadores em edições especiais (quando fazem parte do Time da Semana e são inseridos nos pacotes daquela semana), além de serem realizados diversos Happy Hours, ou seja, promoções em que pacotes de jogadores especiais são comercializados com preços mais baratos.

Portanto, Ultimate Team é um modo que consome muito tempo, mas diverte bastante e por muito tempo. Para os gamers que já pensam nos consoles da próxima geração, uma ótima notícia: a EA afirma que será possível migrar o progresso no FUT para as novas plataformas.

Como cobrar faltas e pênaltis com perfeição

Em Fifa 14 as bolas paradas são fundamentais para o sucesso. Por isso, é crucial ter uma boa noção de como cobrar faltas e pênaltis no game, para ter um diferencial em relação a seus adversários.

screen_shot_2013-07-16_at_3.10.44_pm

  • Maneiras de cobrar faltas

– Encobrir a barreira: Ideal para faltas de curta/média distância, este é o tipo de cobrança mais tradicional, aquela em que a bola passa por cima da barreira. É preciso ter um jogador com bons atributos em chute, curva e cobrança de falta, assim como em todas as outras cobranças. Segure o analógico esquerdo para cima e aperte o botão de chute para bater faltas dessa forma.

– Curva: Posicionando o analógico esquerdo para o lado desejado e apertando o botão de chute, a falta será batida com curva, tirando-a da linha da barreira. Posicione o jogador bem de lado ao usar esta cobrança, que também é adequada para curta/média distância. Se quiser, adicione o L1 (PS3) ou LB (Xbox 360) para chutar a bola mais forte, em seguida bata com duas barras de força, para ela ir rasteira por fora da barreira.

falta

– Chute rasteiro: Esta é uma ótima maneira de surpreender o seu adversário. Caso ele ache que você vai bater por cima e costume pular muito na barreira, chute por baixo. Só segure L1 (PS3) ou LB (Xbox 360) e aperte o botão de chute, colocando o analógico esquerdo para cima. Assim, a bola não sobe.

– Trivela: Para bater faltas no melhor estilo Cristiano Ronaldo, é preciso muita prática e precisão. O comando é o seguinte: L1 (PS3) ou LB (Xbox 360) + botão de chute + analógico de leve para o lado oposto de onde a bola vai. Coloque o analógico esquerdo mais ou menos na metade, entre o lado e o meio, e não totalmente para o lado. O jogador pegará de três dedos na bola e ela fará um efeito semelhante às cobranças de CR7.
Dica: use três barras de força nestas faltas.

  • Pênaltis

A cobrança de pênalti deve ser feita apenas quando o indicador da barra lateral estiver na parte verde. Para cobrar, aperte o botão de chute e coloque o analógico esquerdo para o lado onde deseja que a bola vá. Mas há dois modificadores. Segurando R2 (PS3) ou RT (Xbox 360), o chute sai mais forte, desde que tenha pelo menos dois pontos na barra de força. Com L1 (PS3) ou LB (Xbox 360), acontece a famosa cavadinha.

falta2

Caso queira praticar as faltas, vá em “Play”, “More” e “Practice Arena”. Lá, aperte o botão “select” para mudar o modo de prática. Vá em “Set Pieces”, coloque “Free Kick” e, pronto, agora é possível escolher a posição da bola e começar a treinar.

Sete técnicas para se defender de jogadas aéreas

Fifa 14 tem gerado reclamações de usuários insatisfeitos com o posicionamento de seus jogadores de defesa nas disputas de bolas aéreas e com a enorme quantidade de gols de cabeça que saem no jogo. Chegar à linha de fundo e lançar na área para alguém escorar, realmente está mais fácil, mas é possível dificultar um pouco as coisas para os atacantes.

fifa4

– Dica 1. O primeiro passo é evitar que seus zagueiros sejam pegos de surpresa com este tipo de jogada. Por isso, coloque seu time em um esquema defensivo ou ultra defensivo – é só selecionar o direcional para a esquerda. Assim, sua time vai ficar mais no campo de defesa e os zagueiros e volantes se adiantarão menos, fazendo com que o adversário tenha pouco espaço para contra-ataques.

– Dica 2. Não faça tabelas um-dois com zagueiros muito frequentemente, nem suba tanto para o ataque com os laterais. Se perder a bola com eles, o espaço na zaga ficará mais aberto e vulnerável. Tente manter os defensores ao máximo no campo de defesa.

– Dica 3. Não use a dobra de marcação sempre. A recuperação de botes errados está um pouco mais lenta no Fifa 14. Por isso, se for superado por um rival quando já estiver com dois dos seus em cima dele, ele terá mais espaço para cruzar ou finalizar. Use menos o R1 e mais o L2, para cercar. Se usar o controle de um jogador extra na defesa, tente ficar com o outro na sobra, para evitar que um drible possa deixar os dois perdidos.

– Dica 4. Use laterais altos. Caso você jogue com equipes europeias, provavelmente vai ter defensores altos que jogam pelas laterais, como Sérgio Ramos do Real Madrid. Coloque estes jogadores nas laterais. Os cruzamentos muitas vezes passam de seus zagueiros centrais e acabam caindo próximos aos laterais. Se eles forem baixos, vai ser fácil para os atacantes rivais ganharem no jogo aéreo e cabecearem.

– Dica 5. Jogue com alas. Além de laterais sempre defendendo, os alas são importantes na construção ofensiva e na recomposição contra cruzamentos. Afinal, costumam ter o nível alto de velocidade e podem voltar rápido para a defesa para evitar jogadas do time rival no lado do campo, como os cruzamentos.

– Dica 6. Além destas pequenas noções de posicionamento, que às vezes passam despercebidas, há também mudanças de configuração que podem ajudar contra os cruzamentos. Nas opções do controle, por padrão, está habilitada a troca automática de jogadores em bolas aéreas.

fifa3

Para quem não domina a troca de marcação, isso pode ajudar. No entanto, para quem sabe controlar bem os jogadores, talvez colocar no Manual seja mais vantajoso, já que você vai poder definir quem deseja utilizar nas jogadas aéreas e evitará o delay na hora de troca automática de jogador, o que muitas vezes é responsável pelo gol.

Se você quiser manter a troca automática, mas com mais precisão, selecione “alta” na opção de assistência de troca. Assim, os jogadores seguirão correndo na direção para onde iam antes da alteração de controle, evitando que eles simplesmente parem do nada quando você passe a controlá-los.

fifa5

– Dica 7. A última dica é mais óbvia, porém muito importante: saiba cabecear. Não basta apenas ficar apertando o botão de cabeçada para cortar uma jogada aérea. É preciso ter timing e força, além de direção na cabeçada. Por exemplo: se um cruzamento vier de frente para o zagueiro, em um passe forte, não tente cortá-lo para o lado. Devolva-o na direção de onde a bola vem e fique atento à posição da cabeça do zagueiro em relação à jogada.

Pode parecer que não, porém isto importa muito. Na hora de dar um passe rasteiro, por exemplo, aperte seu botão de cabeçada repetidamente quando a bola estiver chegando juntamente com o direcional para o lado para onde quer que ela vá. Esta é a maneira mais simples de cortar um cruzamento.

Aprenda a desbloquear chuteiras, uniformes e comemorações

Fifa 14 traz mais de 30 ligas licenciadas e diversos modos online e offline. O que poucos jogadores sabem é da possibilidade de desbloquear novas chuteiras, uniformes clássicos e diversos itens que podem ser usados nestes modos de jogo.

113

– Passo 1. Logo no menu principal, é possível ver o saldo de moedas arrecadado na parte superior direita, junto do seu nome de jogador. Navegue até a terceira aba (Football Club) e selecione a opção “Catálogo”.

27

– Passo 2. Lá será possível conferir a lista completa de itens desbloqueáveis, que também podem ser filtrados por tipo, usando as abas superiores. Vale notar que os itens são liberados de acordo com o nível do seu perfil.

37

– Passo 3. Escolha um dos itens que deseja comprar e pressione o botão de seleção. Após isso o jogo ainda pedirá uma confirmação. É só apertar o botão novamente.

Pronto, agora é só usar o novo item durante o jogo. Note que também é possível presentear um amigo com uma chuteira ou comemoração. Ainda dá para compartilhar a nova conquista no Facebook, fazendo login com a sua conta.

46

Uma dica importante é ficar sempre de olho no catálogo, já que novos itens são disponibilizados todo o tempo. Jogadores do modo Ultimate Team podem aproveitar os bônus de moedas e espaço, enquanto os fãs do modo Temporadas podem conseguir vitórias, empates e partidas extras com as moedas.

Faça todas as comemorações do jogo!

fifa14-comemoracoes-comandos_content

Todos os comandos das comemorações de FIFA 14 para você fazer a “Dança do Frango”, a “Dança do Galope”, o “Mergulhando na Onda”, o “Apontando para o Céu”, o “Desenho do Coração” e muito mais! Fez um gol? Comemore em grande estilo!

As dicas são válidas para PS3 e Xbox 360. Confira!

PS3

The Business
– Segure L1, baixo, baixo

Chicken Dance
– Segure L1, cima, baixo

Heart Symbol
– Apertar para baixo e segurar

Muevelo
– Segurar L1, direita, esquerda

The Bear
– Segurar L1 e manter apertado para cima

Riding The Cat
– Segurar L1 e manter apertado para baixo

Le Cirque Labelle
– Segurar L2, baixo, cima

Belly Flop
– Segurar L1, Quadrado

Gallop Dance
– Segurar L1, pressionar o direcional analógico

Patty Cake
– Segurar L1, direita, direita

Riding The Wave
– Segurar L1, Triângulo

Point To Sky
– Segurar L1, Círculo

Calm Down
– Segurar L1, Triângulo, Triângulo

X360

The Business
– Segure LB, baixo, baixo

Chicken Dance
– Segure LB, cima, baixo

Heart Symbol
– Apertar para baixo e segurar

Muevelo
– Segurar LB, direita, esquerda

The Bear
– Segurar LB e manter apertado para cima

Riding The Cat
– Segurar LB e manter apertado para baixo

Le Cirque Labelle
– Segurar LT, baixo, cima

Belly Flop
– Segurar LB, X

Gallop Dance
– Segurar LB, pressionar o direcional analógico

Patty Cake
– Segurar LB, direita, direita

Riding The Wave
– Segurar LB, Y

Point To Sky
– Segurar LB, B

Calm Down
– Segurar LB, Y, Y

Publicado em outubro 16, 2013, em Dicas, Fifa 14, Tutoriais. Adicione o link aos favoritos. 2 Comentários.

  1. O MELHOR PROFESSOR É VC CARA

    Curtir

  2. natan carvalho

    vlw cara

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: