Tiago Leifert e Caio Ribeiro falam de bastidores da narração de “Fifa 14”

6962ef259dba36999455e129b4013cf0b5ad446b

O novo game de futebol “Fifa 14“, da Electronic Arts, chega apenas em setembro e até o momento pouco foi revelado sobre suas novidades. A única certeza, além do lançamento para os consoles de videogame PlayStation 3, Xbox 360, Xbox One e PC, é que o apresentador Tiago Leifert e o comentarista Caio Ribeiro, os dois da TV Globo, retornam para a narração do jogo.

A dupla estreou na série em “Fifa 13“, em 2012, dois anos após o game ter sido lançado no Brasil sem a narração nacional. Este ano, a dupla gravou mais milhares de linhas de diálogo para deixar o game atualizado. O trabalho de narração e comentários durou pouco mais de três semanas.

É cansativo. A parte de gritar “gol” e falar o nome dos jogadores perto da área faz a garganta sofrer. Tem que tomar cuidado para não ficar doente e não ficar gripado [para poder gravar]. Gravamos muita coisa no “Fifa 13”. Eu nunca vou conseguir acessar todo o conteúdo“, conta Leifert.

A grande estrela de uma partida de futebol, no estádio ou no game, é o narrador, que traz a emoção. Eu contribuo com o comentário“, diz Caio.

Fazer com o Tiago é muito gostoso pelo entrosamento que temos e [o resultado] fica muito natural, uma brincadeira. O processo de gravação é uma delícia. Você poder jogar com a sua voz, poder mostrar para os filhos, ter o reconhecimento na rua com as pessoas dizendo “pô”, você está sempre lá em casa’, isso não tem preço“.

Aproveitando que os dois gostam de videogames, foi proposto um desafio: jogar “Fifa 13” enquanto Leifert narra as jogadas e os gols e Caio faz os comentários: tudo ao vivo e com as tiradas tradicionais da dupla.

Veja o resultado da brincadeira:

Mudanças para o “Fifa 14”

Entre as diferenças de fazer comentários no game e na TV, Caio diz que “Fifa” dá uma liberdade maior que a transmissão de TV ao vivo não permite. “No ao vivo, as pessoas têm família e mexemos diretamente com a paixão do torcedor. Aqui no jogo temos mais liberdade para fazer piada e tirar sarro. Se vocês gostaram do Fifa 13, têm que ver o que o Tiago está fazendo com quem joga on-line no Fifa 14“.

Leifert conta que para o “Fifa 14” os goleiros ganharão mais importância na narração, algo que ele diz ter sentido falta na edição anterior. “Os goleiros são pouco valorizados em todos os ‘Fifas’ até aqui. Sentia falta de (…) quando goleiro faz uma grande defesa, gritar os nomes ‘Rogério’, ‘Felipe’. Isso vai mudar para o Fifa 14“.

Os dois mantiveram, contudo, o mesmo estilo de narração do game anterior. “Quando é um campeonato simulamos a narração e quando é uma partida on-line assumimos que é uma partida de videogame“, explica o apresentador.

Quando está on-line narramos as artimanhas deste modo como pausar o game, deixar o replay de um gol para irritar o adversário. Isso deu certo, as pessoas gostaram e para o Fifa 14 isso está aumentando. Iremos brincar até se o game tiver “lag” [atraso] na conexão. Fizemos muito com isso e tivemos até que deixar algumas coisas de fora“.

Os dois avisam que para “Fifa 14“, brincadeiras que viraram marca registrada da dupla como o Caio achar o Cristiano Ronaldo “muito bonito” e os estádios europeus “com muitas mulheres bonitas” estão de volta.

A gente gosta de brincar. Corneteamos algum jogador ou um time de brincadeira e temos que tirar depois“, diz Leifert. “Em alguns campeonatos como o sueco e o dinamarquês o que rola fora do campo é muito melhor e nós temos que lembrar isso aos jogadores“, comenta Caio.

8862_565_image

Publicado em junho 8, 2013, em Fifa 14 e marcado como , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: