Nintendo e Sony abraçando o desenvolvimento Indie

WiiUvsPS4-1

Nintendo

Não é novidade que a Nintendo vem dando apoio aos desenvolvedores indies de diversas formas e vem sendo elogiada por eles. Agora mais novidades estão chegando.

Em sua apresentação na UniteNordic (Unity Developer Conference) deste ano, a Nintendo deu a entender que está levando mais a sério a ideia de focar atenções no desenvolvimento de jogos indie.

A “Big N” declarou que, “se desenvolvermos uma base forte, é provável que todos a utilizarão e que ela cresça e cresça”. A dona do Mario se mostrou aberta à ideia e passou algumas diretrizes otimistas aos desenvolvedores indie: “uma vez que você tiver feito acordo com a Nintendo, pode registrar-se gratuitamente para um kit de desenvolvimento”.

A Nintendo disse também que “não haverá necessidade de aprovação conceitual; o desenvolvedor determinará o preço e a data de lançamento”. Os artistas indie também receberão ajuda da Big N nos entraves típicos que enfrentam. Ela pretende dar auxílio em questões relacionadas a conformidades técnicas e preços de hardware de desenvolvimento.

Não é possível, ainda, cravar uma impressão final, mas parece que a Nintendo está abraçando a ideia de ter mais desenvolvedores indie em sua biblioteca de títulos.

A Sony

Adam Boyes, vice-presidente de relações com publicadores e desenvolvedores da SCEA, relatou no blog oficial do PlayStation que a empresa deseja deixar as coisas mais fáceis para os estúdios independentes. Conforme a informação na postagem, a empresa que criar um ambiente mais amigável e flexível para os desenvolvedores.

Para deixar tudo bem claro, Boyes deu uma entrevista ao site Gamasutra, ocasião em que o executivo esclareceu como será o novo processo de aprovação tanto dos jogos indies quanto de quaisquer outros títulos (para a Sony, as desenvolvedoras devem ser tratadas de forma igual, visto que todas desempenham o mesmo papel).

“Nós mudamos todo nosso conceito de processo de apresentação. Costumava ser dois estágios, e todo um feedback, e agora é apenas um (estágio), com feedback opcional, então não há um processo de ‘greenlight’ (como o que existe no Steam), nada de votação, nada de coisas esquisitas”, relatou Adam Boyes.

Aproveitando o gancho, o Gamasutra questionou se este movimento é para dar um impulso ao PlayStation 4. Boyes não hesitou em responder que o PS4 é o grande foco e que a companhia não teve receio em colocar os títulos independentes como prioridade máxima no console — isso sem falar que Shu Yoshida (presidente da Sony) é um grande fã de desenvolvedores indie.

PlayStation 4 vs Mobile e PCs

Apesar da mudança do foco do PS4, o editor da Gamasutra lembra que o console, ao contrário de seu antecessor, vai nascer em uma época que há competidores (smartphones e PCs) bem diferentes, os quais já conquistaram um grande público. Em resposta, Boyes comenta que o PlayStation é e sempre foi focado nos jogadores — e agora é focado nos desenvolvedores.
Além de eliminar a burocracia para a aprovação dos games indie, a Sony pretende apoiar os desenvolvedores que forem mais “íntimos”. A companhia diz que não vê problemas em emprestar kits de desenvolvimento ou dar outros tipos de suporte quando necessário.

Por fim, o Gamasutra questiona se o Steam Box não vai puxar o foco dos desenvolvedores indies. O executivo da Sony diz que não tem certeza de como será o modelo de funcionamento da Valve, mas comenta que tudo vai depender de como o PlayStation vai se manter competitivo e como os desenvolvedores vão enxergar o console da Sony.

Xbox One segue caminho inverso abandonando a formula do X360… ou não!

Ok, sem ser muito drástico a Microsoft já anunciou a diminuição do seu suporte aos indies. E rumores indicam que os desenvolvedores indies não poderão se auto-publicar o que inviabilizaria a chegada de muitos indies menores ao console. Mas a má repercussão do fato parece que fez a empresa voltar atrás.

O Xbox One vai cuidar bem dos desenvolvedores indie, prometeu Dan Mattrick, o chefe da divisão de entretenimento da Microsoft – aquela que cuida dos consoles da empresa.

Em entrevista ao Kotaku US, ele disse: “Vamos ter um programa de criadores independentes. Vamos patrociná-lo. Vamos dar as ferramentas às pessoas. Vamos dar mais informação”. Ele não falou nada, porém, sobre a possibilidade de os desenvolvedores lançarem seus próprios jogos, sem o intermédio de alguma publisher. Hoje, no Xbox 360, é preciso ter uma empresa “no meio” da negociação, diferente dos ambientes do PlayStation 3 e do Wii U.

A Xbox Live até possui um canal dedicado somente a jogos indie, que fica separado do resto da seleção da Live. Mas ele tem ficado cada vez mais escondido a irrelevante a cada reforma do serviço.

“Isso é algo que achamos – eu acho – importante”, disse Mattrick, sobre o programa de indies. “É assim que eu comecei na indústria. Não tem como fazermos um console que não dê apoio a isso”.

No Brasil

Para os brasileiros as noticias não são tão boas. Aparentemente a Sony parece ter saído na frente e já anunciou algum apoio aos developers do país. Mas esse colunista da Tribogamer (eu mesmo o Sophos NSM) tem ouvido de diversos desenvolvedores nacionais que a Nintendo tem barrado os desenvolvedores no baile dos jogos no seu console. Aparentemente os desenvolvedores nacionas ao tentarem se cadastrar para ter acesso aos Kits de desenvolvimentos te recebidos emails automatizados dando a entender que não há planos para dar suporte ao pais a curto prazo.

Mas o cenário não é tão negro quanto parece. Felizmente os desenvolvedores nacionais continuam fazendo jogos a todo vapor para o PC e vem conquistando importantes espaços, incluindo a publicação de diversos games no Steam (ao menos 7 jogos brasileiros ou pacialmente brasileiros já estão publicados ou confirmados para plataforma). Por outro lado o pessoal do Miniboss (um estudio paulista para quem não conhece) tem trabalhado em dois games para o badalado console OUYA.

E a melhor noticia (ou melhor rumor) de todos. Tenho ouvido rumores de que um badalado jogo nacional (qual será???) vem sendo portado para um dos grandes consoles (qual será???)… Aguardem grandes novidades nos próximos meses.

Publicado em junho 1, 2013, em Outros, Outros Assuntos. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: