Especial: Até quando o Kinect vai ficar preso ao XBOX 360?

Kinect-Xbox-360
O Kinect causou bastante impacto quando foi lançado. Depois de vários anos de avanços incrementais, o mercado de games finalmente ganhou uma quebra do paradigma do gamer sentado em frente à televisão com um controle na mão. Controlar o console com gestos e movimentos deixou muitos usuários contentes, mas cá entre nós: o Kinect não é tão preciso a ponto de abandonarmos completamente o bom e velho joystick.

Embora a Microsoft esteja fazendo um grande esforço para que os jogos aproveitem melhor os recursos do Kinect, esse não é o ponto. Por ser relativamente barato, de padrão aberto e bastante poderoso, talvez exista vida para ele fora do mundo dos videogames. Hackeado desde o dia de seu lançamento e lançado para Windows em outubro do ano passado (com a promessa de trazer um SDK para os desenvolvedores), o Kinect pode ter vários recursos interessantes em um futuro próximo.

O foco da gigante do software no Kinect faz muito sentido, considerando o enorme sucesso do XBOX no mercado de jogos de alta definição. No entanto, seu uso ainda está presente em apenas uma pequena fração de casa, e é preciso conquistar o público não-gamer para ganhar um espaço maior. O fato de o Kinect usar um padrão aberto abre uma vantagem competitiva em relação ao Google e à Apple por estes não possuírem produtos semelhantes no mercado, dando liberdade para os reprodutores de conteúdo (como a Netflix) adaptarem seus produtos ao sensor de movimento da Microsoft.

kinect_for_xbox_360

Mas como ampliar as capacidades do Kinect? Até agora, foram criados alguns projetos bastante interessantes, como uma tela sensível ao toque virtual (que o usuário controla por gestos, mas sem tocar no aparelho) e um detector de imagens no escuro, ambos pertencentes ao projeto OpenKinect, e provavelmente não demorará muito para o console Ouya ter o seu próprio hack. Se tais novidades forem adaptadas ao Windows, os usuários poderão melhorar sua produtividade e descobrir uma infinidade de novas formas de utilizar o computador.

Os recursos acima só serão possíveis com uma atualização de hardware capaz de adicionar uma câmera de alta definição, além da melhoria na detecção de gestos e de novos recursos de reconhecimento de face e voz. Outro ponto é adicionar um melhor suporte para os desenvolvedores e ferramentas com que estes possam trabalhar (como um SDK robusto). Mesmo que isso aumente o custo final do Kinect, os benefícios em longo prazo serão muito maiores.

Com um hardware superior, as utilidades do Kinect podem ser inúmeras, chegando até à área da saúde, no oferecimento de terapias e realizações de procedimentos médicos. De fato, já existem experimentos em andamento, inclusive com o aval do Departamento de Defesa dos EUA para terapias. Já o Projeto Opera visa utilizar o sensor para realizar operações sem o risco de contaminação.

Em um futuro próximo, poderíamos controlar toda a nossa casa apenas com alguns gestos, de uma forma simples e acessível para todos. As possibilidades são tantas que utilizar o Kinect apenas no XBOX 360 (com games como Kinect Adventures) é um enorme desperdício em vários aspectos.

Tem um Kinect? Conte-nos o que acha que poderíamos fazer com ele nos comentários!

Fonte: Canaltech

Publicado em janeiro 9, 2013, em Notícias Xbox 360, XBOX 360. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: